A IMPLANTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE UM DEPARTAMENTO DE HELP DESK COMO PRODUTO DA METODOLOGIA DE ENSINO POR REPRESENTAÇÃO DE ILHAS DE RACIONALIDADE

Wagner Alves dos Santos, Suely Midori Aoki

Resumo


O objetivo deste artigo é expor a metodologia de ensino por projetos (representação
de ilhas interdisciplinares de racionalidade), originalmente pensada para o ensino de Ciências por
Gerard Fourez (1994), no ensino a estudantes do curso tecnológico de Gestão da Tecnologia da
Informação sobre as etapas da criação de um departamento de Help Desk, bem como mostrar de
uma maneira geral sua estruturação, a organização dos recursos humanos e exemplos de
processos de apuração de resultados, como fruto dessa metodologia. Esta abordagem leva o
ensino-aprendizagem para além do próprio conteúdo, revelando que o cotidiano e a realidade,
principalmente a dos profissionais em questão, fazem-se imprescindíveis quando há a intenção
de formação de estudantes para o mercado de trabalho. Assim, a participação de um gestor em
TI, neste processo da criação e controle de um departamento de Help Desk, será presença
constante na exposição deste trabalho.


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