A PROPOSTA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria Elena Roman de Oliveira Toledo, Sara Miranda de Lacerda, Elaine Soraia Souza de Oliveira, Cristiane dos Santos Rocha Vilarino, Maria de Fátima

Resumo


Pretendeu-se, neste artigo, estudar de que forma os objetivos de ensino e os conteúdos referentes
ao bloco Espaço e Forma, constantes nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, se
articulam com as especificidades dos alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental em
relação ao seu desenvolvimento cognitivo. O ensino da Geometria, segundo o documento, tem
por objetivo desenvolver, no indivíduo, habilidades que possibilitem a construção de sua
cidadania e sua atuação no dia a dia utilizando-se dos conhecimentos adquiridos. Na análise
empreendida, tomou-se como referência os estágios de desenvolvimento propostos por Piaget e
observou-se que, nas séries iniciais, a experimentação é fundamental para a aprendizagem das
noções espaciais.


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