A Relação Professor-Aluno: Intervenientes Na Construção Da Identidade Profissional

Edson Monteiro de Almeida

Resumo


Esse estudo teve como objetivo analisar os elementos presentes na construção do relacionamento entre professores e alunos para, tanto do ponto de vista pessoal, quanto profissional, compreender a força desses intervenientes na constituição da identidade e nas práticas pedagógicas. Através do relato de experiência em sala de aula como aluno e como professor, foi possível coletar os dados empíricos, por meio de entrevista semiestruturada respondida pelo professor, sujeito desse estudo. O embasamento teórico se baseou nos estudos desenvolvidos por Charlot (2000; 2005) e nos estudos de Oliveira (2009) acerca da relação professor – aluno de uma perspectiva cultural. A hipótese referenciada é a de que o engendramento dessa relação traz elementos que configuram a identidade do professor. Os resultados da análise apontam que a valorização da relação entre os sujeitos responsáveis pelo desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem fará com que o professor enxergue a docência como um processo de construção que ajuda a inspirar um tipo de conexão que tem o pode de mudar vidas. Além disso, Cada aluno, assim como cada professor, possui características únicas, como posicionamentos singulares; cabe ao aluno reivindicar suas expectativas e, ao professor, buscar a interpretação de seu contexto de ação.

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