Memórias De Experiências Na Abordagem De Projetos Interdisciplinares: Práticas Pedagógicas Em Debate

Mauro Aurélio Soares Galasso, Paulo Rogério Jorge de Oliveira, Johnny Souza Barros

Resumo


O artigo busca por meio da recuperação de memórias formativas de projetos interdisciplinares, a partir das experiências vividas pelos professores investigados, problematizar o uso de atividades lúdicas e interdisciplinares na consolidação do processo de ensino-aprendizagem. As memórias colhidas por meio dos depoimentos dos profissionais, reúne experiências na abordagem de projetos interdisciplinares em sala de aula, como fator consolidador para o ensino-aprendizagem com jovens e adultos. A hipótese é a de que o envolvimento dos alunos nos diversos níveis com o saber e o saber fazer, podem variar em função da metodologia de trabalho empregada pelo professor. O referencial teórico utilizado para análise se baseou nos estudos de Bourdieu (2003), Lahire (2004), Berger e Luckmann (2012), além de pesquisas de Oliveira (2014) entre outros. O estudo buscou, ainda, compreender como se forma essa metodologia no pensamento do professor, ou seja, que representações possuem sobre um trabalho dessa natureza e sua importância dentro de uma postura reflexiva. Os resultados possíveis apontam que a experiência recuperada nos excertos de memória dos professores analisados aponta a possibilidade de reinterpretação de suas trajetórias de socialização na busca de soluções para os desafios cotidianos e traduzem elementos presentes em.

suas identidades profissionais


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