Memória Docente: Metodologia Formativa Do Professor Reflexivo Na Escola Contemporânea

Maria Regina Ribeiro, Escola NANE

Resumo


O artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a memória docente como metodologia na formação pedagógica. A temática possibilita a ampliação da discussão do cenário escolar, e a “reinvenção” dos fazeres pedagógicos, a partir da própria experiência escolar, seja no papel de aluno, seja no de professor. Neste, as memórias são apontadas como elementos estratégicos para formação humana, constituição do sujeito e construção da identidade do professor reflexivo; pressupõem-se aqui que a identidade seja forjada a partir de experiências pessoais e constituída nas relações com os membros da comunidade escolar, eles alunos, professores, pais, coordenadores, diretores e demais atores do cenário que envolve o ensino e a aprendizagem. O trabalho aponta também para a possibilidade de propiciar espaços reflexivos em instituições escolares e no cotidiano pedagógico ao utilizar uma experiência profissional como suporte para o estudo.

Texto completo:

PDF (English)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.