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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

No ato da submissão do artigo, a identificação do(s) autor(es) e sua filiação institucional serão preenchidas em espaço específico do Open Journal System e não devem constar do corpo do texto. As informações autorais serão registradas à parte e acessadas apenas pelos editores. Este procedimento faz-se necessário para garantir que durante o processo de avaliação o parecerista não possa identificar a autoria.  Também não serão aceitas quaisquer outras referências que permitam ao avaliador inferir indiretamente a autoria do trabalho, como menção a trabalhos acadêmicos do próprio autor que permitam identifica-lo.

Na redação do artigo, devem ser observadas as seguintes orientações:

• O texto deve ser apresentado em português, ser salvo em arquivos com extensão .doc, .docx. A formatação deve apresentar fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. Todas as páginas do original devem estar numeradas sequencialmente. O texto deve contar, ainda, com o mínimo de 30.000 e o máximo de 50.000 caracteres, considerados os espaços, as referências e excluído o resumo.

• O título do artigo deve ter no máximo 15 palavras.

O resumo deve conter entre 200 e 250 palavras e explicitar os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa; objetivos e/ou hipóteses; metodologia utilizada; principais resultados e conclusões.

• As palavras-chave devem ser de 3 a 5, estar separadas por ponto e vírgula (;)

• Tabelas, quadros, gráficos e figuras (fotos, desenhos e mapas) devem estar numerados em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem, sempre referidos no corpo do texto e encabeçados por seu respectivo título. Imediatamente abaixo das figuras devem constar as legendas textuais. Os mapas devem conter escalas e legendas gráficas.

• As imagens devem estar digitalizadas eletronicamente em formato e ser apresentadas em dimensões que permitam sua ampliação ou redução sem que a legibilidade seja prejudicada.

• Notas de rodapé de caráter explicativo devem ser usadas apenas quando estritamente necessário para a compreensão do texto. As notas devem estar numeradas em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem no texto.

• Citações no corpo do texto devem obedecer aos seguintes critérios:

a) Citações textuais de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas e acompanhadas pelas seguintes informações entre parênteses: sobrenome do autor da citação, ano da publicação e número de páginas;

b) Citações textuais de mais de três linhas devem estar em parágrafo isolado, com recuo de 4 cm na margem esquerda, tamanho 11 e sem aspas;

c) Caso não haja citação textual, mas apenas referência ao autor, o sobrenome deste deve ser indicado entre parênteses, em caixa alta, junto com o ano da publicação referida.

* As referências bibliográficas devem obedecer à norma técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT - www.abnt.org.br). Apenas as obras citadas ao longo do texto devem constar na bibliografia.

 

 Avaliação inicial

O manuscrito passa por uma apreciação preliminar feita pela comissão editorial, após a qual ou será devolvido para o/a autor/a com observações ou enviado diretamente para pareceristas externos/as. O objetivo dessa etapa inicial é avaliar se o manuscrito se enquadra nas diretrizes e escopo de Educação e Pesquisa, e se tem potencial de diálogo com o campo educacional, contribuindo para a construção de conhecimentos dentro deste campo. A partir dessa apreciação a comissão editorial decide se uma avaliação externa integral é justificada.

 Processo de Avaliação pelos Pares

Após a avaliação inicial, se aprovado, o artigo será encaminhado para a avaliação às cegas. Os avaliadores terão, no mínimo, o título de mestre e pertencerão a instituições científicas diversas. Os nomes dos autores, dos pareceristas e das instituições a que pertencem permanecerão em sigilo durante todo o processo.

Os aspectos que orientam a avaliação dos originais encaminhados aos pares para a análise são: conteúdo teórico e empírico, domínio da literatura científica, atualidade do tema, contribuição para a área de conhecimento específica, originalidade da abordagem, estrutura do texto e qualidade da redação. Os avaliadores poderão recomendar a aceitação integral do texto, ou a sua recusa, ou ainda sugerir modificações para nova avaliação. A Comissão Editorial poderá submeter as sugestões de reformulações ao autor e o artigo, já reformulado, retornará aos mesmos avaliadores para um parecer final.

 Autoria

Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


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